top of page
Buscar
Foto do escritorIsabela Firmo

Bio Design

Durante nossa vida, a maioria de nós procura sempre equilibrar trabalho e lazer. Caso exista harmonia entre as obrigações e as descontrações, podemos dizer que é muito mais provável que seja alcançada a felicidade, a satisfação, a realização. Para viver uma boa vida, é necessário o equilíbrio. Assim como isso é uma constatação para nós, humanos, ela também é válida para a natureza. O planeta em que vivemos precisa, mais do que qualquer um, da sustentabilidade. Com as tecnologias atuais, com todo o conforto do qual usufruímos, uma quantidade gigantesca de lixo e dejetos é produzida diariamente. Há muito desperdício de materiais e espaço. Além disso, o crescimento populacional constante piora essa situação.


Soluções de Design Regenerativo, Bio Design e Design Sustentável, aos poucos, estão deixando de ser uma opção e passando a ser indispensáveis para novos projetos. Segundo o crítico de design e professor norte-americano William Myers, "Biodesign é a integração do design com sistemas biológicos, muitas vezes tendo em vista alcançar melhor desempenho ecológico".


Algumas soluções de design sustentável são bastante conhecidas entre a população: Painéis solares, a reciclagem de materiais, ecobags, materiais biodegradáveis no geral. As pessoas, cada vez mais, buscam por aquilo que é reaproveitável.


Ecobags

Painel solar

Latas de lixo reciclável

Numa matéria para o "Estadão", Maria Rita Alonso comenta sobre o Bio Design na indústria da moda. A jornalista comenta que, mesmo sendo tal indústria uma das mais poluentes do mundo, existem hoje iniciativas por parte da cooperação entre estilistas, cientistas e empresários que buscam a sustentabilidade na confecção de roupas e acessórios.


Uma delas é o tênis de algodão orgânico com sola derivada do milho, o Cotton + Corn, da marca de roupas esportivas Reebok. O tênis é produzido a partir de materiais à base de plantas e é totalmente sustentável. Apesar disso, ele ainda não é biodegradável. A empresa continua trabalhando em uma segunda versão que seja.


Tênis Cotton + Corn

Existe também o termo "Design Regenerativo", que está diretamente conectado ao Bio Design e à Economia circular. Segundo a revista FAAP, "o Design Regenerativo surgiu como um planejamento sistêmico que investiga o reequilíbrio entre a natureza e os seres humanos pelos processos restaurativos". Basicamente, neste tipo de economia, sendo chamada de circular, é utilizado o princípio de pensar ativamente sobre soluções que sempre prezem pela reutilização, restauração e otimização nos processos de fabricação. Um produto nunca deve ser pensado pela metade. O planejamento inclui o começo (a idealização do produto), o meio (sua implementação e uso ativo) e o fim (seu descarte apropriado e sustentável). Pensar em todo o processo e garantir um acompanhamento constante do produto ou serviço é essencial nesse tipo de iniciativa.



Esquema de Economia Circular. Imagem de https://autossustentavel.com/2018/04/economia-circular-uma-nova-economia.html

O que podemos concluir de tantas informações? É simples: se nada for feito em relação ao modo como consumimos produtos e serviços, o planeta irá colapsar, bem em breve. Muitos já estão cientes disso e já trabalham em formas de reduzir o impacto negativo das indústrias ao redor do mundo. As tendências que estão caminhando para a "estética ética" conquistam, cada vez mais, corações que se compadecem com a situação da natureza e, acima de tudo, querem ajudá-la; afinal, é do nosso próprio lar que estamos falando, não é mesmo?







Referências


ALONSO, Maria Rita. Seda vegana, tênis de frutas e outras inovações prometem transformar o mercado do luxo. São Paulo: Estadão, 11 ago. 2019. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,seda-vegana-tenis-de-frutas-e-outras-inovacoes-prometem-transformar-o-mercado-do-luxo,70002963743. Acesso em: 24 nov. 2021.


JUNIOR, Roberto Abolafio. Mestre do biodesign fala à Casa Vogue: Entrevista exclusiva com o professor William Myers. [S. l.]: Casa Vogue, 3 set. 2013. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2013/09/mestre-do-biodesign-fala-casa-vogue.html. Acesso em: 24 nov. 2021.


BONILHA, Alessandra Cristina. A Economia Circular e o Design Regenerativo. [S. l.]: Revista FAAP. Disponível em: http://revista.faap.br/educlab/economia-circular-e-o-design-regenerativo/. Acesso em: 24 nov. 2021.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

G2: AUdioDog

Ideias para G2

G1

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page